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terça-feira, 1 de novembro de 2011

Obras da mostra Geopoéticas no Cais do Porto Alegre - fotos por Alissa

Acolhimento no Espaço Educativo

Oficina Mapa dos Afetos

Mapa dos afetos
Público alvo: séries finais – ensino fundamental e médio;
Material:
Papel pardo (Kraft); Hidrocor; Fita crepe.
Metodologia:
Conversa inicial sobre o Tema Geopoéticas, Nação, Relações Internacionais, fronteira, território. Como as Nações estabelecem relações? Como estabelecem seus territórios e fronteiras? A partir dessa reflexão, traçamos um paralelo com as relações pessoais, afinidades. Como estabelecemos fronteiras nas relações interpessoais? Pensar sobre os afetos e conflitos...
Dividir o grande grupo em grupos pequenos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo recebe 1 folha grande de papel pardo (Kraft) e caneta hidrocor de variadas cores. Os oficinandos devem contornar o corpo sobre o papel formando uma sobreposição de contornos. Nas intersecções do “mapa”, os grupos descrevem suas afinidades, desejos e sensações. Atentar ao grupo para desenhar essas sensações. Ao finalizar, posicionar os mapas lado a lado para refletir sobre.

Oficina Redescobrindo Conexões

(Re)Descobrindo Conexões
Obra de referência: todas
Público alvo: todos;
Material:
Placas de MDF pintadas; Pranchetas; Papel; Caneta (Hidrocor?);
Metodologia:
Conversar inicialmente sobre os diferente olhares obtidos a partir da percepção das obras visitadas e que suas diferentes interpretações dão vida à elas. Entender que a idéia do artista não pode nem deve ser tomada como verdade absoluta. A obra ganha vida através do público e suas reflexões não havendo certo ou errado, cada um traz sua bagagem, sua vivência estabelecendo diferentes conexões. Dividir o grande grupo em grupos menores de no mínimo 5 pessoas em cada grupo, cada um deve escolher 1 plaquinha e criar sua “regra de conexão” que pode se definir através de cores, temáticas, narrativa poética e registrarão na folha. Ao finalizar as conexões estabelecidas devem ser trazidas ao centro, no chão ou não, para expor aos colegas. Convidá-los a conectá-los em uma nova sequência
Importante: brincar com variações, outras interpretações ao posto e deixar em aberto para falas.